Como tirar o nome do pai da certidão do meu filho?
Certamente você já ouviu falar de alguma situação em que o filho não foi registrado pelo pai ou, ainda, foi registrado, mas não há presença afetiva, não é mesmo?
São inúmeros os casos de famílias “incompletas”, mesmo com a existência do registro civil paterno-filial. Mas é possível retirar o nome desse pai da certidão de nascimento? Confira a seguir.
Como tirar o nome do pai da certidão do meu filho?
Conforme dito inicialmente, por certo você já ouviu a história de uma criança que possui registro do pai, mas nunca teve contato algum. Ou, ainda, existem situações em que o pai a agride física ou psicologicamente, motivando interesse em retirá-lo do registro.
No entanto, retirar o nome do pai da certidão não é tão simples.
A legislação não permite a exclusão do registro paterno apenas por vontade expressa do interessado, já que a lei dispõe que o nome civil é imutável, pois integra um papel importante na consolidação da personalidade do detentor.
Em contrapartida, existem decisões judiciais que excepcionalmente concederam o pedido de retirada do nome paterno, desde que motivado e justificado, especialmente em relação à identidade paterna do filho.
De toda maneira, é extremamente difícil conseguir a retirada do nome paterno do registro civil, pois independentemente da ausência do amor paterno, o pai é responsável pelos deveres da filiação, ou seja, permitindo o pleito de pensão alimentícia e sendo garantido o direito à herança.
Ademais, importa ressaltar que inúmeros casos, existe um terceiro que tem interesse em registrar o filho como pai, como os padrastos. Atualmente, é possível pedir o reconhecimento da paternidade socioafetiva e, consequentemente, o registro civil da multiparentalidade. Assim, ficariam dois pais registrados na certidão do filho. Interessante, não é?
Por fim, cada caso deve ser analisado individualmente para o fim de vislumbrar a melhor solução.
Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário, será um prazer lhe orientar.
Eu quero retirar o nome do pai do meu filho do registro dele. O pai dele foi preso um tempo depois dele nascer por um crime hediondo e horrível. Meu filho nem conhece ele. Eu não quero que meu filho tenha qualquer vínculo,nem mesmo o nome relacionado a alguém assim. Existe algum processo no qual eu possa ingressar para retirar o nome do pai e deixar somente o meu? Sou de Rondonópolis/MT.
Eu tenho muita vontade de retirar o nome do “pai” dos meus documentos, mas sempre ouvi que não vale a pena, pois a lei não permite. Desejo tanto isso!!
O “pai” me registrou no cartório, mas nunca foi presente e até os meus 20 anos e depois descobri o paradeiro do “pai”, mas nunca me senti bem vinda na vida dele e da família que ele tem.
Hoje tenho 26 anos, sou casada e a vontade de retirar o nome dele dos meus registros é muito grande. Queremos ter filhos, mas com o meus documentos com o nome dele não sei se irei conseguir ter. Colocar um fardo nos documentos e na vida do meu filho…
será que tem algum jeito que de para retirar o nome do sujeito dos meus documentos. É constrangedor ter que fazer qualquer coisa com o nome dele….
Olá, como vai?
O Judiciário começou a reconhecer agora em casos isolados essa possibilidade de retirar o nome do pai do registro. São casos ainda muito isolados e que, geralmente, há algum fato considerado muito grave pelo Judiciário e, geralmente, com o filho já maior de idade. Talvez, o mais fácil seja buscar a inclusão do nome de um padrasto na certidão. Nesse caso a criança ficaria com o nome de dois pais e da mãe na certidão de nascimento.
Preciso anular nome paterno de vários filhos por culpa de uma família que conseguiu modificar meu sexo como faço.
Olá, como vai?
Precisaríamos analisar melhor todo o contexto do seu caso.
Poderia entrar em contato conosco pelo telefone (11) 2246-2799 ou WhatsApp (11) 97311-9656?
Atenciosamente.
Registrei uma criança no meu nome, só que por fim depois fiz o teste de DNA e deu negativo, eu não quero mais ter vínculo afetivo com a criança e quero retirar o meu nome da criança é possível?
Olá, como vai?
Precisaríamos analisar melhor todo o contexto do seu caso.
Poderia entrar em contato conosco pelo telefone (11) 2246-2799 ou WhatsApp (11) 97311-9656?
Atenciosamente.
O homem que registrou meu filho não é o pai biólogico, porém ele não tem vínculo afetivo nenhum, nem financeiro com meu filho dês de que ele tinha 7 meses nos separamos. o pai biólogico fez o exame de DNA e mesmo assim não quer registrar o filho. Posso pedir na justiça que o homem do homem que registrou seja retirado e que a justiça obrigue que o pai biólogico assuma a paternidade?
Olá, como vai?
Precisaríamos analisar melhor todo o contexto do seu caso.
Poderia entrar em contato conosco pelo telefone (11) 2246-2799 ou WhatsApp (11) 97311-9656?
Atenciosamente.